quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Machado era - e é - o Cara

Terminada a leitura de mais uma fácil e agradável história de Luis Fernando Veríssimo (livro: A Décima Segunda Noite). Dúvida sobre o que ler na seqüência. Queria ler “A Volta do Poderoso Chefão”, mas antes pretendo reler O Poderoso Chefão e me deu preguiça de procurar. Afinal, já era tarde, pois a leitura não jurídica só ocupa o tempo de umas dez páginas antes de dormir.

Vou xeretando e vejo um livro paradidático do meu irmão. Contos do Machado de Assis. Bem, considero o cara gênio. Enquanto secundarista, por obrigação e por opção, li alguns três livros dele, apesar de agora não me recordar exatamente quais foram. Lembro do clássico Dom Casmurro e do meu favorito Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Interessante como encerrado o colégio, nossos autores pátrios excepcionais somem. Pretendo mudar isto, peguei o tal livro e li o primeiro conto.

A história de uma amizade dilema entre Magalhães e Oliveira. Vou lendo e vou me tocando que aquilo estava em algum lugar da memória. O jeito declarado de descrever se afastando do romântico para expor o real. O contexto da amizade e do problema nela vivido. Puts, o tal paradidático era meu. Só estava nas coisas do pirralho maior do que eu.

Não muda o propósito simples e já declarado no título desse texto. Praticamente, lugar comum. Mas aqui se trata de uma opinião freqüente pelo fato de ser facilmente sustentável. Machado de Assis era um escritor como poucos. Melhor poucos foram e são como ele.

Mas vou ver se pego um livro novo, pois não sou muito de releituras. Só das por aí ditas "inúteis". Lembrei! Preciso comprar algumas revistas em quadrinhos. Sim, porque Stan Lee é o cara.

2 comentários:

  1. Ja´li A VOLTA DO PODEROSO CHEFÃO, excelente livro, indico. Aviso que além desse existe ainda a " VINGANÇA DO PODEROSO CHEFÃO" ainda nao lançao em Portugues completando a Trilogia

    ResponderExcluir
  2. Deviam fazer um chamado "Poderoso Chefão, a última missão". Ou "POderoso Chefão: Origins"

    ResponderExcluir